Distúrbios Hormonais – Ilhotas Pancreáticas ou Langerhans

As ilhotas produzem diversos tipos de hormônios, como por exemplo, as células beta, mais conhecidas como insulina, as células alfa, mais conhecidas como glucagon e as células delta, mais conhecidas como somatostatina, abaixo vou falar mais sobre cada hormônio produzido pelas ilhotas pancreáticas.
Insulina - É responsável pela redução da taxa de glicose no sangue, pelo consumo de carboidratos, gorduras e proteínas. Quando a pouca produção de insulina, a glicose de acumula no sangue e também na urina, é a chamada Diabetes Mellitus, mas existem outras doenças relacionadas a má produção de insulina no sangue.
Diabetes Mellitus - Doença que se forma no organismo pelo aumento de glicose, ou açúcar no sangue, como nada em excesso é bom, a glicose em excesso no organismo também trás várias complicações. Alguns sintomas ou conseqüências que uma pessoa com diabetes mellitus pode apresentar são: infarto, derrame cerebral, insuficiência renal, problemas visuais e feridas que demoram muito pra cicatrizar. Não a cura para a diabetes mellitus, mas há tratamentos muito eficazes que se seguidos “direitinho” lhe darão qualidade de vida e saúde. Ainda dentro do assunto sobre diabetes, gostaria de ressaltar que existem dois tipos delas: Diabetes mellitus tipo 1, é quando a glicose produzida em pequenas quantidades se armazenam no sangue, e também há produção de anticorpos de insulina (doença auto-imune). Diabetes mellitus tipo 2, neste caso com produção de insulina normal, porém com os receptores deficientes, a glicose não consegue chegar onde precisa aumentando também a concentração da mesma no sangue. Uma das causas principais para o aparecimento do diabetes tanto tipo 1 quanto tipo 2 é a genética.
Glucagon - Também conhecida como Glucagina, sua função mais conhecida é aumentar a quantidade de glicose no sangue, contrapondo-se aos efeitos da insulina. O glucagon age no organismo na conversão de determinadas moléculas, por conseqüência a isso há imediata produção e liberação de glicose pelo fígado.
Somatostatina - Hormônio protéico, que age na indiretamente na regulação de glicose, inibindo a secreção da insulina e do glucagon. A somatostatina em excesso ou em falta no organismo gera deficiência da absorção de carboidratos. Esse hormônio atua de diversas formas em nosso organismo inibindo diversos hormônios de serem produzidos de mais causando transtornos em nosso dia-a-dia, veja alguns hormônios que são inibidos pela somatostatina: Hormônio do crescimento, hormônio estimulante da tireóide, hormônios gastrintestinais, insulina e glucagon. A deficiência da somatostatina em nosso organismo pode ser corrigida através de medicamentos que irá simular a produção do hormônio no organismo.

Tipos de células

Os hormônios produzidos nas ilhotas de Langerhans são secretados diretamente na circulação sanguínea por (pelo menos) quatro tipos diferentes de células:

Células alfa (A) que secretam glucagon (25 por cento das células da ilhota)
Células beta (B) que secretam insulina e amilina (60 por cento)
Células delta (D) que produzem somatostatina (3-10%)
Células PP (F) que contém um polipeptídeo pancreático (1%)
Os ilhéus podem influenciar-se entre si através de comunicação parácrina e autócrina, e as células beta são acopladas eletricamente a células beta (mas não a outros tipos de células).

Como tratamento para o diabetes tipo I

Como os ilhéus de Langerhans são destruídas na diabetes tipo I, pesquisadores estão buscando ativamente uma tecnologia de transplante de ilhotas como um meio de curar essa doença, em substituição ao transplante de pâncreas. O procedimento é relativamente simples, tem poucas complicações e exige uma hospitalização de curta duração. O grande problema é a obtenção das células, que são originárias de cadáveres. São necessários em média três doadores para se conseguir um número razoável de células.

No Brasil, o primeiro transplante de ilhotas de Langerhans para curar diabetes do tipo I ocorreu em 2004, no Hospital Albert Einstein de São Paulo.